Argentina: aparece corpo que pode ser de Maldonado
Governo ordenou mais uma busca no Rio Chubut, com a ajuda de mergulhadores e cães, próximo do lugar onde Maldonado desapareceu; encontraram o corpo de um homem com o documento do artesão no bolso da roupa.
Por Nocaute em 19 de outubro às 10h46Foram encontrados restos mortais no rio Chubut, na Patagônia, que poderiam ser de Santiago Maldonado, 28 anos, o artesão desaparecido no dia 1º de agosto em uma ocupação Mapuche Pu Lof en Resistencia, na Argentina. A família quer aguardar o resultado da perícia antes de confirmar se é ele mesmo.
Sergio Maldonado, irmão de Santiago, acredita que o corpo pode ter sido colocado no lugar onde foi achado. Essa hipótese é reforçada por sua advogada, Verónica Heredia, já que nada havia sido encontrado em operações de busca feitas anteriormente no mesmo lugar.
Leia mais:
Macri fala pela primeira vez sobre Maldonado 35 dias após o desaparecimento
O caso ganhou repercussão internacional e se tornou um problema para o presidente Mauricio Macri, já que diversas organizações de defesa dos direitos humanos cobram explicações sobre o paradeiro de Maldonado.
A repercussão negativa foi tão grande que o governo chegou a proibir que os docentes falassem desse caso nas escolas e disponibilizou um número de telefone para denúncia.
Nesta semana, o governo ordenou mais uma busca no Rio Chubut, com a ajuda de mergulhadores e cães, próximo do lugar onde Santiago Maldonado foi visto pela última vez. E foi desta vez que encontraram os restos mortais de um homem, vestido, boiando. No bolso, ele carregava a carteira de identidade do desaparecido.
O corpo está sendo levado a Buenos Aires nesta quinta-feira (19), e lá será feito o exame. Sergio Maldonado e a cunhada, Andrea Antico, viajaram para acompanhar a operação. “Não confiamos em ninguém, porque desde o primeiro momento nos atacaram. Foi duríssimo”, disse Andrea.

Santiago Maldonado (Foto: Anistia Internacional)
De acordo com o Clarín, ele ainda estaria com o penteado dreadlock e ainda dá para ver suas tatuagens, apesar de ele estar desaparecido há 79 dias.
A possibilidade de o corpo ter sido colocado ali surge também pela proximidade em relação às eleições legislativas, que serão realizadas no próximo domingo (22). A repercussão do caso é tamanha que os candidatos, tanto do governo, quanto da oposição, suspenderam as últimas atividades de campanha à espera da necrópsia.
Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do NOCAUTE. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.