Brasil

Está em curso um golpe dentro do golpe


Os desenvolvimentos mais recentes da conjuntura permitem delinear um quadro de um golpe dentro do golpe. Isso aí se daria em cinco ou seis movimentos.
O primeiro é a greve dos caminhoneiros que fez com que fosse gerada uma crise de abastecimento. A impopularidade do Temer foi levada para um grau insuportável, assumindo contornos de enfrentamento com a população que já não suporta mais esse governo golpista.
Em um segundo movimento, a Comissão de Justiça do Senado acaba de aprovar uma nova lei que regulamenta como se dá o processo de eleição indireta no Congresso Nacional para caso de vacância da presidência e da vice-presidência. Isso foi aprovado agora no dia 23 de maio.
Depois disso, aparentemente, temos uma situação em que o governo Temer é levado a renunciar por sua absoluta incompetência e incapacidade de gerir os destinos do país. E isso pressupõe a realização de uma eleição indireta como foi aprovado agora pela Comissão do Senado e que deve ser aprovado pelo Congresso Nacional.
Com isso a gente teria a eleição de um governo biônico dentro do golpe e o adiamento das eleições para um futuro incerto. Isso, claro, porque eles não conseguiram coesionar suas forças em torno de nenhum candidato, nem conseguiram desmoralizar o Lula, nem o movimento dos trabalhadores. E por isso precisam de uma solução qualquer que permita uma saída pro desastre que se aproxima para eles com as eleições marcadas para 2018.
A coisa está meio se delineando nesse sentido.
Muitos perguntam: “bom, e como fica o exército, os militares nisso?” O exército fica como garantidor da ordem. Acho que nesse processo nem interessa pros militares tomarem diretamente o poder, porque isso contribuiria para tirar a máscara de que foi um processo democrático, civil, controlado pela sociedade etc.
Portanto, acho que a cartada do exército será na preservação da ordem, na repressão aos movimentos. Na garantia de que vai ser respeitada essa farsa judicial. Mas, é claro também que ninguém pode garantir que tudo isso funcione, porque o que nós estamos assistindo é uma guerra de máfias dentro do Congresso, quadrilhas se degladiando, ninguém tem um projeto muito claro.
E tudo isso pode escapar do controle. Mas dentro do possível, do que dá pra perceber nos últimos desenvolvimentos da conjuntura, é esse quadro em seu conjunto.
Eu espero estar completamente enganado, tomara que não seja nada disso.
Mas acho que o que se delineia é um golpe dentro do golpe.
Mais Nocaute:

Sete governadores da Sudene se recusam a rachar com Temer a conta da crise

“Nunca houve tanto fim como agora”.


 

Notícias relacionadas

  1. Avatar
    José Eduardo Garcia de Souza says:

    Concordo. Não se deve cair no erro de confundir isto com greve e dar força apenas porque é contra o governo Temer. Trata-se de locaute claro que alberga nova tentativa de golpe de estado armada pela direita e apoiada por gente como Rodriguim Maia e outros amorais da mesma laia. Parece ser pauta que tem a ver com anseios da população, mas no, seu bojo o que se quer é um governo ditatorial de “puros e iluminados” para uma “refundação da República” em moldes semelhantes aos que pregam Deltan Dallagnol e outros “possuídos” do MP bem como histéricos profissionais como Joice Hasselmann e o professor Villa – ou seja, “o bem acima de tudo”, seja lá o que isso queira dizer e/ou representar.
    Até o Lula reconheceu de viva voz que Temer foi alvo de duas tentativas de golpe do Janot, Joesley Safadão e outros, por “não ser palatável”, e esta gente não descansa até conseguir fazer aquilo em que já fracassaram antes. Vide a pantomima do tal “inquérito do Decreto dos Portos”, onde Luiz Roberto Barroso já prorrogou a coisa por mais de 180 dias, já que nada se encontra que justifique a tal “terceira denúncia”.
    Mais ainda, a resposta das FFAA ao chamado do governo para dar cobro a esta baderna mostra que não há hipótese delas saírem dos seus limites constitucionais e alinharem com movimentos golpistas, venham de onde vierem, o que está deixando muita gente ainda mais frustrada e furibunda, daí o aumento constante nos níveis de histeria e neanderthalismo de pensamento. E as empresas que estão por detrás disto serão investigadas e, espero bem, punidas rigorosamente.

  2. Avatar

    Se esse “GOLPE” for para o Brasil voltar a ser como era antes de 1985 quando por burrice os militares entregaram nossa pátria para os PORCOS COMUNISTAS CAVIAR, que fez com que o país retrocedesse 30 anos e totalmente falido, classe politica sem nenhum credito, vista e com toda razão e prova como GATUNOS, O MAIOR roubo da historia do mundo, centenas de milhares traidores da pátria. Seis centrais pelegas, 16.000 sindicatos, milhares de estais, mais de quarenta partidos ou melhor facções criminosas, criminosos homicidas protegido pelo estado em troca de votos e apoio. O Brasil não é mais um país, muito menos uma nação, se tornou um ANTRO DE GATUNOS, das mais variadas e inimagináveis especies.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *