Brasil

Professores são investigados pela UFABC após lançamento de livro do Lula.

Gilberto Maringoni, Valter Pomar e Giorgio Romano responderão a uma Comissão de Sindicância Investigativa por causa do lançamento do livro “A Verdade Vencerá”.

Os professores da UFABC Gilberto Maringoni, Giorgio Romano e Valter Pomar responderão a uma Comissão de Sindicância Investigativa devido ao lançamento do livro “A Verdade Vencerá”, realizado dentro da universidade. Maringoni é um dos autores da publicação, que reúne uma longa entrevista com o ex-presidente Lula e artigos sobre o petista.

O processo e o questionário foram instaurados pela CGU (Controladoria Geral da União) e enviados à universidade.

Por meio de um post no Facebook, Pomar – que sequer estava presente ou organizou o evento – contou que recebeu um e-mail da Comissão, criada após uma denúncia anônima encaminhada à Corregedoria da UFABC pedindo esclarecimentos a respeito do lançamento.

A mensagem da Comissão ainda pedia “discrição” sobre os documentos e informações que constam no auto do processo, e que fosse respondido um questionário.

“Imagino que deva ser uma piada, uma pegadinha. Pois simplesmente não é crível que alguém faça uma denúncia anônima, cite meu nome, se instale uma comissão de sindicância, eu seja instado a responder um questionário-interrogatório e ainda seja sugerido que eu mantenha sigilo sobre a coisa toda.”, escreveu Pomar.

Leia abaixo o questionário enviado pela Comissão na íntegra:

1- O senhor participou da organização do evento A verdade vencerá, realizado nas dependências da Fundação Universidade Federal do ABC?

2- É de seu conhecimento quais pessoas participaram da organização do evento A verdade vencerá, realizado nas dependências da Fundação Universidade Federal do ABC? Poderia dizer o nome de outros organizadores

3- Quais foram os objetivos da organização de tal evento?

4- A realização do evento foi autorizada por algum servidor? Se sim por quais?

5- O uso do espaço da UFABC (sala, anfiteatro,etc.) foi autorizada por algum servidor? Se sim por quais?

6- Houve venda de livros durante o evento?

5- A venda de livros foi autorizada por algum servidor?

7-Durante o evento houve apologia ao crime?

8- Durante o evento ocorreram manifestações de apreço por parte de servidores em horário de serviço a favor de Lula e partidos de esquerda?

9- Durante o evento ocorreram manifestações de desapreço e contra o Presidente Temer e integrantes do poder judiciário-MP?

Assista também:

Notícias relacionadas

  1. Avatar
    LUIZ ANTONIO MILEO BAPTISTA says:

    Se o título fosse “A mentira prevalecerá” sobre a ascensão da quadrilha que governa o Brasil não aconteceria nada

  2. Avatar
    Robson Santiago says:

    Estou rindo até agora de tal imbecilidade, a barriga está doendo de rir, são muito imbecis, em que século vivem essas pessoas? Me pergunto sempre. Sei que o estado de São Paulo e Santa Catarina são o bastião do atraso social e político, no caso de São paulo eles elegem o mesmo grupo político desde 1982, lá se vão anos. Agora isso aí, como o Pomar falou, é de uma imbecilidade incrível, digna de um Dallagnol da vida, desses meninos criado em playground. Porém, eu vejo uma coisa muito ruim e também perigosa, essa forma de questionário é um tipo de delação, de deduramento de companheiros e pessoas na vanguarda da luta contra o atraso político e social perpetrado pelo MPF, STF, STJ e outros arautos do golpe. Temos que ter muito cuidado e não cairmos nessa armadilha imbecil.

  3. Avatar
    Pedro de Souza says:

    Educado na época do salazarismo não me espanta a abjeção de alguns universitários. Tenho provas pessoais de que alguns deles eram também informantes da polícia política, visto que os arquivos da PIDE estão hoje abertos à consulta na Torre do Tombo. Felizmente depois veio o 25 de Abril e esses “intelectuais” foram corridos do ensino público. Então apenas um conselho: divulguem os nomes do professores envolvidos nessa baixaria. O silêncio num caso esses é colaboração com a censura e a repressão da liberdade de expressão.

A sua opinião é importante, comente!