Brasil

Funcionários da Globo só podem pensar o que os donos acham correto

O que você acha de uma emissora, ou de uma empresa qualquer, que te proíbe de participar das redes sociais com suas próprias opiniões?  Que diz que você não pode se manifestar livremente porque você tem que zelar pela imagem da emissora. Atenção, eu não estou falando de participar dos canais da emissora, estou falando de participar das redes socais como indivíduo, ou seja, você não pode ter suas opiniões veiculadas em uma página sua do Facebook.  Você não pode se manifestar livremente em Intagram, você não pode falar o que você quiser em lugar nenhum, porque você tem que submeter as suas opiniões ao controle da emissora.

Foi precisamente isso que acabou de ser aprovado na rede Globo, o novo parágrafo no capítulo sobre o comportamento dos funcionários da Globo e determina que: Se você tiver uma opinião que você acha que pode manchar a imagem de neutralidade da empresa, você tem que submeter sua opinião à chefia.

Eles acabaram de aprovar isso como regulamento, ou seja, se você emitir na sua página do Facebook uma opinião que não seja condizente com aquilo que a emissora acha que deve ser a sua postura como um funcionário da emissora, você pode ser demitido por justa causa.

Isso é uma demonstração absurda de autoritarismo, de ditadura, que é aquilo que eles acusam a esquerda, de ser autoritária e ditadora, mas são eles que estão fazendo isso. E pior, por um acaso eles dizem também, no item da nova norma, que os articulistas, aqueles que manifestam opinião dentro da emissora e que são pagos pra isso, ou seja, para serem especialistas da emissora, esses sim podem expressar suas expressões pessoais.

Ou seja, o problema da emissora é que você não pode ter uma opinião diferente da dela, porque se a sua opinião coincidir com a dela você pode se manifestar a vontade sem problema nenhum. Existem outros veículos de comunicação além da rede Globo que estão adotando medidas semelhantes punindo seus funcionários de acordo com o que eles acreditam e pensam, o que é um atentado óbvio a liberdade de expressão que é uma das mais valiosas conquistas da civilização, especialmente daquilo que se chama civilização ocidental.

Em um paralelo com isso, para obter um visto nos Estados Unidos, o governo Trump pede que você de acesso as suas participações nas redes sociais nos últimos cinco anos. Eles vão ver tudo que você falou ao longo de cinco anos para ver se permitem ou não a sua entrada nos Estados Unidos.

Isso é um avanço do totalitarismo, do estado policial em uma proporção jamais imaginada. Está havendo uma confluência de interesses entre as grandes empresas privadas, defensoras do capital e o estado capitalista no sentido de reduzir cada vez mais nossa liberdade de pensamento.

É uma coisa que beira Orwell, que beira “O Admirável Mundo Novo”, do Huxley, é uma construção que está desmascarando completamente aquilo que representa para burguesia a suposta liberdade de expressão. Você é livre para expressar aquilo que eles acham que é correto.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *