América⠀Latina

México: antes da apuração, os principais adversários de López Obrador reconhecem que ele é o novo presidente.

Pesquisas de boca de urna apontam vitória do candidato de centro-esquerda Andrés Manuel López Obrador. Não há segundo turno no México.

Os candidatos à presidência do México José Antonio Meade e Ricardo Anaya reconheceram a vitória do candidato da esquerda López Obrador nas eleições deste domingo (1).

“Andrés Manuel López Obrador foi quem obteve a maioria (…). Pelo bem do México, desejo que ele tenha o maior sucesso”, disse o candidato Antonia Meade.

 

O México realizou suas eleições gerais neste domingo para escolher o novo presidente, além de governantes estaduais e municipais, e legisladores. Apesar de o voto não ser obrigatório, os mexicanos saíram em grande número para votar em todo o país. Os centros de votação ficaram lotados desde às 8h, quando abriram as urnas. A jornada eleitoral encerrou às 18h (20h, do horário de Brasília).

Esta é considerada a maior eleição do México, com a escolha de 18.299 cargos federais, estaduais e municipais. Cerca de 86 milhões estão aptos a votar nos 156.807 centros de votação do país.

Pesquisas de boca de urna

Diversas pesquisas apontam a vitória do candidato Andrés Manuel López Obrador, do Movimento Regeneração Nacional (Morena). A empresa Exit Poll divulgou que Obrador estaria com 45% dos votos, em segundo aparece Ricarda Anaya, do Partido de Ação Nacional (PAN), com 23%. Em terceiro, aparece José Antonio Meade, do Partido Revolucionário Institucional (PRI), com 21%. Por fim, Jaime Rodriguez Calderón, conhecido como El Bronco, com 2%.

Outra empresa de pesquisa, a Massive Caller, mostra um resultado que favorece ainda mais o candidato do Morena. López Obrador teria 57% dos votos, enquanto Anaya aparece com 19%, Meade, 15%, e Jaime Rodríguez, 8%.

Os primeiros resultados serão divulgados às 23h (1h da madrugada, na hora de Brasília), de acordo com as autoridades eleitorais.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *