Brasil

Temer põe Exército contra caminhoneiros e prefeito de SP decreta “estado de emergência”.


 
O governo federal autorizou o uso das Forças Armadas para liberar estradas bloqueadas por caminhoneiros caso não haja um refluxo no movimento. Segundo o ministro Eliseu Padilha (Casa Civil), Michel Temer assinou decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), que autoriza o emprego das Forças Armadas em casos de situações de perturbação da ordem pública.
O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), por sua vez, decretou nesta sexta-feira (25) estado de emergência em decorrência da paralisação e dos protestos de caminhoneiros, que chegam ao quinto dia, e poderá decretar feriado municipal, caso a situação de desabastecimento não seja normalizada. O estado de emergência pode evoluir para estado de calamidade pública, segundo a Prefeitura.
A manhã desta sexta teve início com manifestações em 24 estados e no Distrito Federal, com mais de 500 focos de paralisações e bloqueios parciais em estradas, apesar de acordo feito com algumas entidades na noite de quinta para parar os protestos.
Com o decreto de estado de emergência, a prefeitura poderá fazer compras sem licitação, além de requisitar ou apreender bens privados, como combustível que esteja estocado em um posto. Também permite realizar gastos sem depender de empenho orçamentário.
Foi criado um comitê de crise para avaliar e tomar outras medidas emergenciais, presidido pelo prefeito e terá os secretários de Justiça, Governo, Comunicação, Fazenda, Segurança Urbana e o procurador-geral do município. Para economizar combustível serão suspensos serviços administrativos não essenciais. *Com Agência Brasil
Mais Nocaute:

Locaute continua: mais aeroportos fecham e até rodada do Brasileirão pode ser cancelada


 

Notícias relacionadas

  1. Avatar
    Rosimar Gonçalves says:

    Nem polícia sentando a pua, aqui em outra prefeitura do PSDB, a nota oficial de alteração passiva de tudo na cidade foi expedida ao final da tarde.
    Nenhuma crítica, apenas a informação de que tudo funcionaria de forma reduzida: atendimentos postos, aulas canceladas e blá blá blá.
    A mais reacionária cidade do país agora aderiu a uma greve que fecha a cidade sem um pio contrário.
    Em nome do Brasil verde amarelo, é certo!

  2. Avatar
    VICENTE DA ROCHA SOARES FERREIRA says:

    Greve se resolve é com negociação, não com força. Esse governo não tem jeito mesmo, só toma decisão errada.

  3. Avatar
    José Eduardo Garcia de Souza says:

    Já está mais do que na hora de se entender que isto não passa de mais uma tentativa de golpe de estado da extrema direita e que já causou, inclusive, uma morte por atropelamento no Mato Grosso do Sul.
    Temer fez bem em autorizar o emprego das Forças Armadas para acabar com este locaute criminoso depois que boa parte dos caminhoneiros resolveu fazer farromba, apoiados pelos proprietários e descumprindo o acordo, para ver até onde a coisa poderia ir.
    Os caminhoneiros não estavam pedindo a intervenção das Forças Armadas? Pois vão tê-la, e não vejo como nem a extrema-direita e nem a esquerda possam querer armar berreiro. Chega de bandidagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *