Brasil

Ataque a tiros contra o acampamento Lula Livre deixa duas pessoas feridas

Um atentado a tiros aconteceu nesta madrugada de sábado (28) no acampamento Marisa Letícia, em Curitiba, onde estavam manifestantes que defendem a liberdade do ex-presidente Lula.
Segundo informações do acampamento, duas pessoas foram baleadas. Um rapaz foi atingido no pescoço e está na UTI. Leia a nota conjunta dos movimentos populares que compõe o acampamento.
A senadora Gleisi Hoffmann afirmou que o acampamento foi alvo de mais 20 tiros.


Assista ao vídeo gravado pela senadora:

Em nota a SSP-PR (Secretaria de Segurança Pública do Paraná, os disparos de arma de fogo contra o acampamento Marisa Letícia, na vigília Lula Livre, em Curitiba, na madrugada deste sábado (28), foram feitos com uma pistola 9mm.
Leia a nota da Secretaria na íntegra:

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná informa que na madrugada deste sábado (28), segundo as primeiras informações, um indivíduo a pé efetuou disparos de arma de fogo contra o acampamento de manifestantes simpatizantes ao ex-presidente Lula.
Uma pessoa foi ferida e levada para o hospital. Um tiro acertou um banheiro químico e os estilhaços feriram, sem gravidade, uma mulher no ombro.
Peritos da Polícia Cientifica do Paraná, policiais militares e da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Polícia Civil, estiveram no local. Foram recolhidas cápsulas de pistola 9 mm. Foi aberto um inquérito para apurar o caso. A av. Mascarenha de Morais, no bairro Santa Candida, foi fechada por manifestantes, mas já foi liberada.
 
Leia a nota na íntegra da Vigília Lula Livre:
NOTA DA VIGÍLIA LULA LIVRE
A vigília Lula Livre e as diversas organizações que a integram repudiam de forma veemente o ataque a tiros contra o acampamento Marisa Letícia, ocorrido na madrugada de hoje (28) e que resultou em duas pessoas feridas, uma delas de forma grave, com um tiro no pescoço.
A sorte de não ter havido vítimas fatais não diminui o fato da tentativa de homicídio, motivada pelo ódio e provocação de quem não aceita que a vigília é pacífica, alcança três semanas e vai receber um Primeiro de Maio com presença massiva em Curitiba. Não nos intimidarão!
No fundo, é uma crônica anunciada. Desde o dia quando houve a mudança de local de acampamento (17), cumprindo demanda judicial, integrantes do movimento social haviam sido atacados na região. Desde aquele momento, a coordenação da vigília já exigia policiamento e apoio de viaturas, como foi inclusive sinalizado nos acordos para mudança no local do acampamento.
“Nós desmanchamos o acampamento cumprindo ordem oficial. Fizemos a opção de ir para um terreno e seria garantida a segurança. Agora o que cobramos da Secretaria de Segurança Pública é investigação, que identifique o atirador”, enfatiza Dr Rosinha, presidente do PT estadual e integrante da coordenação da vigília.
Seguiremos com nossas atividades, lutas, programação e debates da vigília. A cada dia vai se tornando cada vez mais impressionante como, mesmo preso, a figura do ex-presidente Lula, a força moral que ganha, as denúncias contra a injustiça de sua prisão, tudo isso causa desespero nos seus algozes.
Por isso, estamos no caminho certo e venceremos! Em repúdio contra a violência, realizamos o trancamento da rua na região e seguiremos lutando.
Convocamos a sociedade e as pessoas que prezam pela democracia, pelo livre direito à expressão, pela diversidade de vozes na política, que somem-se a nós na vigília. Não aceitaremos tentativas de retrocesso que já nos custaram muitas lutas e vidas.
Vigília Lula Livre, 28 de abril de 2018.
Assista também:

O Nocaute viajou até Curitiba para conhecer o acampamento Lula Livre

A República abusiva de Curitiba nega humanidade a Lula

Apesar do momento sombrio que passamos, a hora é de apostar no nosso futuro


Notícias relacionadas

  1. Avatar
    Reinaldo Morais says:

    As cápsulas calibre 9mm encontradas no local do atentado no acampamento de Curitiba foram recolhidas pela PM, enquanto deveriam ser pela polícia técnica. Afinal, a PM é subordinada ao governador Beto Richa. É bom lembrar de sempre fotografar as cápsulas de qualquer atentado antes de entregá-las.

  2. Avatar
    Reinaldo Morais says:

    As cápsulas encontradas no local do atentado ao acampamento LulaLivre em Curitiba são de calibre 9mm e foram recolhidas pela PM subordinada a Beto Richa, enquanto deveriam tê-lo sido pela polícia técnica. É sempre bom fotografar as cápsulas de atentados deste tipo antes de entregá-las a quem quer que seja.

  3. Avatar
    José Eduardo Garcia de Souza says:

    Qualquer agressão é inaceitável, e esta não é exceção. Quero ver investigação profunda e o delinquente que atirou preso.
    Mas sinto falta aqui neste site de qualquer menção à agressão sofrida por aquele cidadão que foi empurrado por um ex-vereador do PT durante a “missa-comício” do Lula no Sindicato do Metalúrgicos, bateu com a cabeça na lateral de um caminhão, teve traumatismo craniano e teve que dar entrada num hospital. Quando é que vão dar uma notinha sobre o estado de saúde do cara que sofreu o traumatismo e quando é que vão condenar o sujeito que o empurrou?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *