Brasil

Guaranis dão ultimato a Temer: só sairemos da sua casa quando você sair da nossa

Militantes ocupam escritório da Presidência na Paulista (Foto: Divulgação)


Militantes guaranis ocuparam o escritório da Presidência da República nesta quarta-feira (30) na Avenida Paulista, em São Paulo, para exigir que o presidente Michel Temer reverta decisão do Ministério da Justiça que anulou a demarcação da Terra Indígena do Jaraguá por meio da Portaria 683 do Ministério da Justiça.
A Terra Indígena do Jaraguá está na zona norte da cidade de São Paulo. De acordo com as lideranças da ocupação, há ali mais de 700 indígenas, a maioria crianças, vivendo em cinco aldeias, e 600 guaranis serão despejados.
A portaria que anulou o estabelecimento da reserva foi publicada no Diário Oficial no dia 21 de agosto.
O governo do estado de São Paulo também contesta na Justiça a demarcação por se sobrepor, em parte, ao Parque do Jaraguá.
Leia também:
Juiz suspende decreto que extingue reserva na Amazônia
Nesta quinta-feira (31), os manifestantes decidiram deixar o local. “Seguiremos na luta até a revogação da Portaria 683 do Ministério da Justiça, e a devolução da Terra Indígena do Jaraguá. Pedimos a todos que continuem junto conosco nessa batalha que apenas se inicia. Aguyjevete pra quem luta! O Jaraguá é Guarani!”.
A assessoria de comunicação da Presidência da República não se pronunciou sobre as reivindicações dos ocupantes.
Assista abaixo ao vídeo “Por que ocupamos o escritório da Presidência”, elaborado pelo movimento guarani.

Por que ocupamos o escritório da Presidência
O Povo Guarani ocupou hoje a casa da Presidência em São Paulo. Fizemos isso porque dia 21 o governo Temer invadiu a nossa casa, a Terra Indígena Jaraguá, anulando nossa demarcação.
Temer também invadiu a nossa casa em Brasília que é a Funai, colocando um general e uma ruralista lá dentro.
Não sairemos daqui até que seja revogada a Portaria 683 do Ministério da Justiça. Uma portaria que tira nossos direitos no Jaraguá!
Somos mais de 700 indígenas, a maioria crianças, vivendo em cinco aldeias na Terra Indígena Jaraguá. Seremos todos despejados com essa Portaria genocida. O governo quer nos matar? Essa decisão serve apenas para agradar o governo Alckmin, que quer vender nossas terras e privatizar o Parque do Jaraguá, que nós sempre protegemos.
Também exigimos a revogação do Parecer 001/2017 da AGU, com o qual Temer quer cancelar as demarcações dos parentes em todo o Brasil!
Fora, Temer, da nossa casa! Sairemos da sua casa quando vocês saírem da nossa.
Contra o Marco Temporal e a revogação de demarcações! Jaraguá é guarani!

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *