Brasil

Morre Waldir Pires, brasileiro comprometido com as causas nobres, humanas e sociais.

 

Ex-ministro, ex-governador da Bahia ex-Consultor-Geral da República, Waldir Pires enfrentava problemas de saúde desde 2017. Sua morte ocorreu um dia após ter dado entrada no Hospital da Bahia, em Salvador, apresentando um quadro de pneumonia.

Morreu na manhã desta sexta-feira (22), aos 91 anos, Waldir Pires, ex-ministro da Defesa, ex-ministro da Previdência Social e ex-governador da Bahia.

Sua morte ocorreu um dia após ter dado entrada no Hospital da Bahia, em Salvador, apresentando um quadro de pneumonia. De acordo com nota publicada pela unidade de saúde, o ex-ministro teve uma parada cardiorrespiratória por volta de 10h e não respondeu às manobras de ressuscitação.

Nascido em Acajutiba na Bahia, Waldir Pires formou-se em Direito em Salvador mesma época em que liderou o Movimento Antinazista.

Em 1950, aos 24 anos, foi Secretário de Estado no Governo da Bahia. Quatro anos mais tarde elegeu-se Deputado Estadual e em 1958 foi Deputado Federal, sendo escolhido vice-líder do Governo Juscelino Kubitschek.
Durante o governo do presidente João Goulart, foi convidado a ocupar o cargo de Consultor-Geral da República, mas com o golpe militar de 1964 foi cassado e perseguido e junto com Darcy Ribeiro conseguiu escapar para o exílio no Uruguai. Algum tempo depois,  muda-se com a sua família para a França onde passa a lecionar Direito Constitucional e Ciências Políticas.
Sua volta ao Brasil só ocorre em 1970, ainda em plena ditadura militar, mas sua volta a vida pública só acontece após a queda do AI-5, quando ajudou na fundação do PMDB.

No ano de 1985, assumiu o cargo de ministro da Previdência Social durante o governo de Tancredo Neves. No ano seguinte, foi eleito governador da Bahia nas primeiras eleições diretas após a ditadura.
Filiado ao PDT, na década de 90, foi eleito deputado estadual e em 1998, deputado federal.
Já no governo Lula, em 2002, foi convidado para ocupar o cargo de ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU). Quatro anos mais tarde, em 2006, assumiu o Ministério da Defesa a pedido do próprio presidente Lula.
Em 2008, o ex-ministro, foi condecorado com o título de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça João Mangabeira, honraria concedida a brasileiros reconhecidamente dedicados às causas nobres, humanas e sociais. Quatro anos mais tarde foi eleito vereador de Salvador aos 85 anos.

Waldir Pires, enfrentava problemas de saúde desde 2017.

O governador do Rui Costa (PT-BA), publicou uma nota de pesar em suas redes sociais:

A Bahia e o Brasil não perdem apenas um político. Waldir Pires era um exemplo de caráter e retidão, na vida pública e na vida privada. Dedicou boa parte de seus 91 anos de vida à defesa da cidadania e à construção de um Brasil melhor. Esse legado serve de herança e inspiração para todos nós. Com temperança e honestidade, bem ao seu estilo, levaremos adiante seus ideias. Meus sentimentos, em especial à família e aos amigos, e que Deus conforte a todos nós. A Bahia está de luto oficial de cinco dias“.

Notícias relacionadas

  1. Avatar
    José Carlos Barreiros says:

    Tive a felicidade de conhecer Waldir Pires, durante seu governo, em 1986, na Bahia. Participei da sua equipe, na Secretaria de Cultura, sob o comando do grande poeta, José Carlos Capinam. Aprendi muito sobre democracia com o Dr. Waldir. Ele dizia sempre, que o servidor público era funcionário do povo e deveria tratá-lo com respeito e atenção. Lutou muito pela soberania nacional, principalmente quando defendeu a base de Alcântara, que estava prestes a ser entregue aos americanos do norte e agora entregue pelo PSDB e seus aliados golpistas. Waldir deixou um grande exemplo de patriotismo e respeito às instituições democráticas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *