Brasil Mundo

Como o Vietnã consegue ter uma das moedas mais estáveis do mundo?

Muitas são as razões: é uma economia que cresce muito, é um país que recebe muito investimento internacional, principalmente da China, Japão e Coréia. Os bancos são muito controlados e existe uma regra rígida de como se movimenta o dinheiro dentro do país.

Alô amigos do Nocaute, eu sou correspondente em Hanói, Vietnã, do outro lado do mundo. Hoje vamos falar um pouco sobre estabilidade da moeda.

O Vietnã é um país que tem uma economia em torno de 15% da economia brasileira, ou seja, um país bem menor que o Brasil.

Tem uma reserva cambial que este ano chegará a 58 bilhões de dólares, menos do que 1/6 da reserva cambial brasileira, que este ano está em torno do seu 360 bilhões de dólares. Uma população que gira em torno de 90 milhões de habitantes. Em síntese é um país bem mais pobre que o Brasil, um país que sofreu muito com as guerras, e tem marcas disso até hoje.

Como que um país tão pobre como o Vietnã, bem mais pobre que o Brasil, com uma economia que a gente pode, a princípio, achar mais frágil que a economia brasileira, consegue manter um câmbio tão estável? Eu estou aqui há dois anos, e quando eu cheguei 1 dólar comprava 22.600 dongs, que é a moeda deles. Hoje este dólar, quase dois anos e meio depois, compra 22.800 dongs, e neste período a moeda flutuou muito pouco, flutuação mínima.

Como que um país como o Vietnã consegue ter uma das moedas mais estáveis do mundo?

Muitas são as razões: é uma economia que cresce muito, é um país que recebe muito investimento internacional, principalmente da China, Japão e Coréia. Mas por que, só isso explica? Não, o que eu acho é que o componente fundamental é o controle rigoroso que o país exerce sobre as atividades financeiras. Os bancos são muito controlados e existe uma regra rígida de como se movimenta o dinheiro dentro do país. Tudo que você faz com o dinheiro tem que ser explicado, justificado. Você tem que provar a origem desse dinheiro etc.

Esse controle sobre a moeda impede que exista aqui no Vietnã uma figura como Geddel Vieira Lima, que tinha em sua casa R$ 60 milhões em malas e mais US$ 10 milhões. Geddel Vieira Lima aqui não existe, porque ninguém consegue ter esse dinheiro em casa sem o governo saber, sem a polícia saber.

Outra coisa importante é que existe uma legislação que pune severamente as pessoas que atuam contra a economia nacional e contra a moeda nacional. Ou seja, esses piratas da especulação cambial aqui são muito punidos. Esse efeito sanfona que existe no Brasil, o dólar subindo e descendo, atende a interesses, tem muita gente que ganha dinheiro com essa essa especulação da moeda brasileira.

Essa é mais uma lição que o Vietnã pode nos dar. Um controle rigoroso do sistema financeiro, um controle rigoroso e com normas rígidas de como o dinheiro se movimenta dentro da economia, e uma legislação que pune esses piratas, esses aventureiros, esses especuladores que atuam contra a moeda local. Essa é a contribuição que o Vietnã pode nos dar a título de informação.

Semana que vem vamos falar um pouco sobre Ho Chi Minh, a experiência de Ho Chi Minh que viveu três meses Rio de Janeiro. Ho Chi Minh foi garçom e ajudante de cozinha na Lapa. Eu estou levantando essa informação aqui para apresentar dados concretos e dados históricos sobre a passagem de Ho Chi Minh pelo Brasil, que é um grande líder vietnamita, um herói nacional.

Ariel Seleme, seu correspondente no Nocaute direto do Vietnã.
Um abraço e até a próxima.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *