Mundo

Em retaliação, Rússia expulsa 60 diplomatas americanos

A Rússia anunciou nesta quinta-feira (29) medidas em retaliação à onda de expulsões de seus diplomatas depois do envenenamento de um ex-espião russo e de sua filha no Reino Unido.
Serguei Skripal e sua filha Yulia foram achados inconscientes e em estado grave na cidade inglesa de Salisbury no início de março. O Reino Unido acusa a Rússia de estar envolvida no envenenamento por agente tóxico que ataca o sistema neurológico. A Rússia nega as acusações e insistem que o Reino Unido ainda não apresentou provas de que a Rússia foi responsável pelo envenenamento e negaram qualquer participação do Kremlin no ataque.
Na última segunda-feira (26), 23 países, entre eles os Estados Unidos, 16 países da União Europeia, Austrália, Canadá, Ucrânia, Noruega e Albânia anunciaram a expulsão de 150 diplomatas russos em solidariedade ao Reino Unido.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, disse nessa quinta (29) que em retaliação seu país expulsaria o mesmo número de diplomatas de cada país.

Segundo comunicado oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, funcionários americanos terão até o dia 5 de abril para deixar o território.

O Departamento de Estado dos EUA disse que a medida é “injustificada” e que Washington se reserva ao direito de responder.

A filha do ex-espião russo Sergei Skripal, Yulia, está “melhorando com rapidez e sua condição já não é crítica”, mas “estável”, confirmou nesta quinta-feira (29) uma porta-voz do serviço público de saúde do Reino Unido.
No entanto, a condição do ex-agente continua “crítica, mas estável”, acrescentou a mesma fonte. Em comunicado, a doutora Christine Blanshard, diretora-médica do Salisbury District Hospital, onde ambos estão internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), indicou que Yulia “respondeu bem ao tratamento, mas continua recebendo cuidados clínicos especiais durante as 24 horas do dia”.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *