Brasil

Torço pela candidatura de Temer, assim veremos a dimensão deste pigmeu ético


A novidade deste final de semana, 24 de março, foi o anúncio de que Michel Temer se candidatará para presidente da República.
Há um erro de informação inicial, de que ele será reeleito presidente. Não, ele nunca foi eleito presidente. Ele foi eleito vice-presidente na chapa em que ele traiu, a chapa da Dilma Rousseff. Que o PMDB deu votos, deu, que deu espaço na televisão, deu, mas dizer que ele vai se reeleger, não. Isto é um erro.
Eu achei graça no Michel Temer, o presidente mais impopular da história da República brasileira, tirando os ditadores militares, quer se eleger dizendo que só ele, ou ninguém melhor do que ele, para defender o que ele chama de legado.
O legado ele vai ter de defender. Recessão, ele celebra uma inflação muito abaixo da meta esquecendo, ele e o Henrique Meirelles, que os preços não sobem porque ninguém consome. Simples assim. O legado de 12,7 milhões, para ser exato, de desempregados; o esvaziamento do Brasil no cenário mundial; a intervenção militar no Rio de Janeiro; o fracasso da saúde pública; o desmanche rigoroso da educação pública. É o legado que ele quer defender.
A trajetória eleitoral do Temer em São Paulo mostra bem como ele é: ele em 94 teve 70.969 votos, foi o 27º Deputado Federal mais votado; em 98 ele melhorou loucamente, teve 206.154 votos, foi o 4º mais votado; em 2002 ele chegou no auge, 252.229 votos para Deputado Federal; em 2006, 99.046 votos, foi o 54º mais votado, foi o penúltimo da lista do PMDB, quase que não chega à Brasília.
Por quê então ele foi escolhido como vice-presidente, duas vezes, nas duas da Dilma, o que eu considero um erro brutal, mas que tem uma razão: ele controlava como ninguém a Câmara, portanto tinha um suposto apoio para o governo da Dilma, que na verdade se transformou em apoio pró-golpe dado pelo playboy mineiro, com suas múltiplas aspirações, Aécio Neves da Cunha.
Eu defendo ardorosamente a candidatura de Michel Temer à Presidência, claro que se tratando dele ele pode mudar de ideia, a palavra dele vale exatamente uma nota de R$3,42.
Mas eu torço para ele realmente ser candidato. Aí nós vamos ver a dimensão deste pigmeu ético.        

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *