Mundo

Manifestantes protestam contra absolvição de ex-policial que matou jovem negro nos EUA


 
Centenas de manifestantes se aglomeraram do lado de fora de uma delegacia policial neste domingo, em Saint Louis, no estado de Missouri, Estados Unidos. Foi o terceiro dia de protestos desde a absolvição de Jason Stockley, um ex-policial branco que deu cinco tiros e matou Anthony Lamar Smith, um jovem negro de 24 anos, em 2011.
No ato, a multidão permaneceu em silêncio por seis minutos, um para cada ano que se passou desde o assassinato.
Assim que saiu o veredito do policial, na sexta-feira, manifestantes se reuniram em questão de minutos e têm organizado marchas diárias.
O policial foi acusado de homicídio pela promotoria, que chamou atenção para um comentário de Stockley a seu colega de trabalho, comprovando a premeditação do ato. A viatura perseguia o carro de Smith, que após colidir com os policiais, fugiu em alta velocidade. Um aparelho de gravação dentro da viatura registrou Stockler dizendo que iria matar o motorista. A promotoria também acusa o policial de ter plantado uma arma dentro do carro de Smith após a perseguição e Smith ter sido morto. O DNA do policial foi encontrado na arma, mas a do motorista não.
De acordo com o jornal The New York Times, a maioria dos protestos têm sido pacíficos, mas houve alguns incidentes violentos. Ao menos 11 agentes de segurança teriam sido feridos e mais de 80 prisões foram feitas, relata a imprensa.
O grupo de rock U2 e o cantor Ed Sheeran cancelaram shows que fariam na cidade e diversas escolas na região tiveram suas atividades no final de semana suspensas.
A região se tornou foco de intenso debate sobre violência policial contra a população negra em 2014, após a morte de Michael Brown, homem negro desarmado que foi morto a tiros pela polícia em Ferguson, pequena cidade nos arredores de St. Louis.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *