Brasil

Propaganda eleitoral só na internet é ameaça à democracia


É quase impossível encontrar no Brasil atual um assunto que obtenha unanimidade de opiniões, com as posições políticas radicalizadas e a intolerância em nível estratosférico.
Mas esse assunto existe. É a comunicação política, ou propaganda eleitoral.
Todos dizem querer a democracia no país, mas praticamente ninguém quer pagar o seu preço. A começar daquilo que configura e institui a democracia: as eleições periódicas e regulares.
Onde há eleição, um processo de escolha entre nomes e programas, há que ter campanha eleitoral, a divulgação e o debate desses nomes e programas.
Mas a quase totalidade do eleitorado só critica as campanhas. Acha que são caras demais, longas demais, publicitárias demais e sinceras de menos.
Incontáveis campanhas da publicidade comercial são tudo isso, mas ninguém reclama delas. Insuportável mesmo, para o eleitor brasileiro típico, é apenas a propaganda eleitoral.
Neste momento, está em debate uma reforma política que divide direita, esquerda e os políticos de todos os partidos.
Mas todos concordam que é um absurdo alocar 3 bilhões e 600 milhões de reais num fundo público, para financiar as campanhas eleitorais.
Vende-se ao público a ideia de que o custo altíssimo das eleições se deve à comunicação, quando o grosso do dinheiro vai para a compra de apoio.
E a solução mágica que todos enxergam para barateá-la é a internet. Por que gastar com rádio e TV, se é possível fazer propaganda baratinho nas redes sociais?
Alguns defendem até que a própria política representativa seja substituída pela esfera digital. Que os cidadãos deliberem sobre as políticas públicas, votando nelas pela internet, eliminando a necessidade de representantes parlamentares.
Mas as redes sociais e a internet, de modo geral, não estão infestadas de fake news, informações falsas e distorcidas?
A distribuição do que é postado não é feita automaticamente, por algoritmos que escolhem quem vai ver ou não?
As pessoas não se agrupam em bolhas de opinião, que não dialogam mais entre si?
E pior ainda: quem é gente real e quem é robô, no mundo desregulado e selvagem das redes sociais?
Um estudo importante da Fundação Getúlio Vargas, divulgado há poucos dias, informa que 11% dos debates nas redes, durante as nas eleições de 2014, foram estimulados por robôs – perfis que não correspondem a pessoas de verdade e que são criados exatamente para confundir, não para explicar nada.
Numa das manifestações a favor do impeachment de Dilma Rousseff, em 2016, 10% das interações nas redes foram impulsionadas por robôs.
Na eleição municipal de São Paulo, também no ano passado, a proporção de robôs nos debates variou de 8 a 11%, dependendo da bolha de simpatia a cada candidato.
A internet é uma ferramenta fabulosa e é através dela que esse tipo de informação, e muitos outros tipos, chega até nós.
Mas acreditar que ela seja a ferramenta definitiva para a comunicação política é um erro.
Um erro tão grave quanto achar que é possível haver democracia sem eleição, e eleição sem campanha.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *