Brasil

A nós latino-americanos resta a resignação ou a indignação


E o fracasso do Michel Temer e do Henrique Meirelles jogou os seus sócios do golpe no chão. O Zé Serra a qualquer momento vai ser pego, se é que já não foi a esta altura. O Alckmin não decola. Então, eles perderam aquilo que em um automóvel a gente chama de estepe. Fura o pneu, você põe o estepe. Eles perderam. Não tem quem por pra disputar a eleição do ano que vem com o Lula ou com quem o Lula decidir apoiar.
Estão aí construindo, não os tucanos, a Rede Globo, por exemplo, a grande mídia estão construindo a imagem do João Doria, o marqueteiro de si mesmo. Eu acho que depois da ovação que ele recebeu na Bahia podem acontecer mais ovações.
Eu não acredito que o Doria tenha, mas, enfim. É cedo para dizer, tenha voo para tanto, mas, enfim, nunca se sabe. Fernando Collor, por exemplo. Até pensando bem, o Doria é um Fernando Collor piorado, se
é possível.
Então eles estão sem ter um candidato viável para 2018. Aí vem o golpe dentro do golpe. Parlamentarismo. Quer dizer, é um pesadelo.
Gente, eu fico imaginando, com esse congresso que está aí, a pior legislatura em termos intelectuais, em termos políticos, em termos morais, em termos éticos. A pior legislatura desde a volta da democracia. E eles estão dando um jeito de mudar a lei eleitoral para continuarem lá. Como seria o parlamentarismo com esses deputados?
Eu imagino Carlos Marun diante da omissão cúmplice da Suprema Corte deste país. A cada dia mais cúmplice do que omissa, entre o avanço desses meninos do Ministério Público, que é isso. De uma justiça politizada, partidarizada, desse pouca vergonha que é o Congresso, desse governo. Ninguém faz nada.

Darcy Ribeiro


Tirando a ovação do Doria, eu não vi nada interessante ultimamente. Ao contrário, tudo o que eu vendo por aí é assustador. Só que eu sou cria e discípulo de Darcy Ribeiro, e eu me guio por uma frase dele que mudou a minha vida. “Nesta nossa América, seremos todos resignados ou indignados”. E dizia ele: “eu não vou me resignar nunca”. E eu também não.
Agora, me assombra o número de brasileiros resignados a esse horror, essa pouca vergonha que está aí, essa aberração indecente.

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *