Brasil

Ato unificado em Brasília pede Fora Temer e Diretas já!

Brasília recebe nesta quarta-feira (24/5) caravanas de diversas cidades brasileiras para protestar contra o governo de Michel Temer (PMDB). Chamada “Ocupa Brasília”, a manifestação pede sua saída imediata da presidência, convocação de eleição direta e o fim das reformas previdenciária e trabalhista.
A Ocupa Brasília foi convocada pela Frente Povo Sem Medo e pela Frente Brasil Popular, e teve adesão de movimentos sociais e de centrais sindicais como CUT (Central Única dos Trabalhadores), Intersindical e CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).

Na véspera, a Força Nacional já havia começado a fazer a segurança em prédios da Esplanada dos Ministérios (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)


A expectativa é de que pelo menos 100 mil pessoas participem.
Com medo de ocupações nos ministérios, o governo fechou as entradas e reforçou a segurança.
Na terça-feira, algumas lideranças como Guilherme Boulos (MTST – Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), Carina Vitral, presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes) e Alexandre Conceição (MST – Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) ,já estavam no Congresso para tentar obstruir qualquer votação prevista até que Michel Temer seja afastado da presidência.

Governo fecha prédios da Esplanada dos Ministérios com tapumes (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)


“É preciso derrotar uma agenda. Uma agenda que não foi eleita pelo povo, que não passou pelo crivo do povo”, afirmou Boulos em entrevista coletiva.
“O recado que os movimentos sociais tem para dar no dia de hoje é que acabou toda legitimidade e condição política para este governo continuar. Para quem acha que é muito difícil conquistar eleições diretas, os movimentos sociais têm um recado: somente nas ruas vamos construir um novo Brasil”, disse Carina Vitral.
O movimento que tenta, no Congresso, obstruir a votação das reformas tem apoio de parlamentares do PT, PSOL, REDE, PSB.

Notícias relacionadas

  1. Avatar

    O Ocupa Brasília é uma perda de tempo! Há um descompasso entre o tempo e a força do campo social e do capital. Enquanto a população está “ocupando Brasília”, o capital está se articulando para nomear o novo fantoche para cumprir a agenda genocida. Será que as centrais sindicais não estão percebendo isso? Ingenuidade? Cooptação? O que estão esperando para emplacar uma greve, um apagão ou algo mais radical, que dure mais do que um dia? Vão esperar o quê? As eleições indiretas acontecerem? A reforma trabalhista ser aprovada? Acham que, depois da agenda consumada, vamos conseguir reverter alguma coisa? Pergunto novamente: Ingenuidade? Cooptação? NÃO PERCEBEM QUE ESTAMOS DIANTE DA MAIOR AGRESSÃO DA HISTÓRIA DO PAÍS? ESPERANDO O QUÊ PARA FAZER NOVA GREVE GERAL AINDA MAIS FORTE? ACORDEM!

  2. Avatar
    José Eduardo Garcia de Souza says:

    Este ato é realmente sensacional. 1) Quer “diretas já” mas é comandado por uma líder estudantil eleita indiretamente e um chefe de movimento de trabalhadores que não trabalha, e que sºao contrea as “diretas já” na Venezuela; 2) Apregoa querer levar 100 mil para Brasília quando os seus organizadores não conseguiram colocar mais de 15.000 na Avenida Paulista há dias (embora Guilherme Boulos, na sua página, dissesse que a “Paulista estava completamente lotada”). 3) Pelo visto os organizadores não viram o que ocorreu com Lula e os supostos “50.000” que iriam “protegê-lo” em Curitiba, mas que não passaram de 7.000. Mas numa coisa a nota está certa: depois da demonstração ímpar de falta de decoro e grosseria ocorrida ontem, promovida e coreografada por senadores histéricos e senadoras sem compostura com a ajuda de arruaceiros à guisa de “audiência”, é melhor mesmo colocar tapumes nos prédios públicos a bem do patrimônio e da integridade física e intelectual dos que lá trabalham- mas depois, se houver tumultos e a polícia tiver que intervir, não adianta fazer choradeira…

  3. Avatar
    José Eduardo Garcia de Souza says:

    Boulos é realmente um mentiroso compulsivo. Diz que “a Polícia está reprimindo 150 mil pessoas” na marcha, mas: 1) Não há mais do que 25.000 ali. 2) Ninguém mandou alguns arruaceiros terem-se recusado a passar pelo controle de segurança. De resto, tudo pacífico até agora…

  4. Avatar
    José Eduardo Garcia de Souza says:

    Corrijo o que disse anteriormente com relação à “marcha pelas diretas”. Não foi pacífica. Houve incêndios invasões, quebra-quebras e gente ferida com gravidade (um “manifestante” soltou um rojão e perdeu os dedos da mão). E, agora, o governo chama o Exército para fazer a segurança enquanto Boulos, Lindbergh Farias, Gleisi Hoffmann e demais arrruaceiros de sofá fazem o berreiro de vítimas e coitados do costume (“AI-5 de volta” e patacoadas do costume). Parabéns. Conseguiram o que queriam. Vai ter intervenção militar. Fantástico.

  5. Avatar
    Edlberto Pires says:

    ONDE É ISSO, UM PORCARIA DE cENADOR AFIRMOU QUE SABE DO OUTRO Porcaria do presidente em estado golpista tá com mais de 90 desaprovação 3% de bom pra eles (claro) mais não que não tem ninguém nas ruas do país protestando. ora eles (POLITIQUEIROS) exitam, SEMEIAM a violência quer que o povo vai pra rua não atendem REIVINDICAÇÕES, ACREDITO até devem ELES sentir orgasmos ASSISTINDO PESSOAS SENHORAS TRABALHADORES SENDO ESPANCADOS PELA POLÍCIA E O PIOR A MESMA POLÍCIA RESGUARDA OS INTERESSES E RIQUEZAS DELES E AINDA GOZAM NA NOSSA CARA. que RIDÍCULO O lasieres da vida, CONGRESSO. SÓ NOJO DESSES CARAS FACÍNORAS vendilhões tos templos – basta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *