abril 18, 2024

Tempos perigosos exigem
jornalismo corajoso

Em mais de uma dúzia de entrevistas, o cineasta americano Oliver Stone teve acesso sem precedentes ao presidente russo para realizar esta minissérie – que o Nocaute exibe semanalmente, em parceria com a TVT, em exclusividade nacional, toda sexta-feira, às 21h45. A minissérie é considerada o mais minucioso e detalhado retrato do presidente russo já realizado por um entrevistador ocidental.

PARTE 1 – Pela primeira vez o Brasil vai ver a célebre minissérie de quatro capítulos dirigida pelo cineasta norte-amercano Oliver Stone. Vencedor de três Oscar, Stone entrevistou o presidente russo mais de dez vezes, e Putin falou de tudo: eleição de Trump, espionagem, Snowden, guerras internas na Rússia.

PARTE 2 – Neste capítulo o presidente russo fala sobre confronto direto com os EUA, a convivência de cristãos, islamitas e judeus na Rússia e a coleta clandestina de dados de cidadãos. Sobre homofobia, Stone pergunta a Putin: “O senhor entraria no chuveiro de um submarino junto com um oficial gay?”

PARTE 3 – Putin acusa a CIA de apoiar o terrorismo na Ucrânia e mostra como os EUA e a OTAN querem se instalar em antigas repúblicas soviéticas para cercar a Rússia com mísseis ofensivos. O presidente russo leva Stone a uma sala de guerra onde acompanham, em tempo real, num telão, até cem ataques diários de caças-bombardeiros MiG contra as forças do ISIS em território sírio.

Parte 4 – No último capítulo da série “Entrevistas com Putin”, Oliver Stone mergulha na acusação de que Moscou interferiu nas eleições presidenciais dos EUA. O Kremlin esteve envolvido no ciberataque ao Comitê de Campanha Parlamentar Democrata? Putin ajudou o então candidato republicano Donald Trump chegar ao poder?

O isolamento para reduzir a mortandade provocada pelo coronavírus levou à paralisação das economias e à necessidade de os governos intervirem para, em primeiro lugar, salvar os mais pobres. Como, nesse mundo tão desigual em que vivemos? Uma resposta em três capítulos. O primeiro deles, em três partes

Parte 1 – É segunda-feira, 8 de junho, dia de pagamento das prestações da chamada  “ajuda emergencial do governo federal aos trabalhadores informais”, um benefício mensal, em três parcelas de 600 reais cada, que já beneficia mais de 50 milhões de pessoas.

Parte 2 – A Rocinha cresceu nas últimas décadas do século passado. Hoje tem cerca de 100 mil moradores; eram perto de 35 mil em 1980; e de 70 mil em 2005. Uma comparação que se pode fazer é com outra região famosa da chamada Zona Sul do Rio de Janeiro, Copacabana.

Parte 3 – No final de junho, quando estava sendo concluído este artigo, a ajuda aos mais pobres para atravessar a epidemia do coronavírus já tinha beneficiado, segundo a Caixa Econômica Federal (CEF), que a distribuía, 64,1 milhões de pessoas, com 1,8 mil reais pagos em três parcelas mensais.

Parte 4 – Se persistirem as tendências recentes, o número de pobres nos EUA, nesta crise, se elevará em 10 milhões de pessoas.

Parte 5 – O capitalismo se apoia na desigualdade; e, nos últimos anos, ela desembestou no país mais rico do mundo.

Parte 6 – Uma, a de Trump e Mike Pompeo. Outra, a do Governo da China. Primeiro, a história americana.

Parte 7 – Lutando contra a Covid-19: a China em ação, documento do Escritório de Informação do Conselho de Estado da República Popular da China, junho de 2020

No auge de uma crise econômica e social sem precedentes, Nocaute colocou um desafio para quatro dos mais respeitados economistas brasileiros: o que você faria hoje, se fosse ministro da Fazenda do Brasil? Leia nesta reportagem especial as respostas de Luiz Gonzaga Belluzzo João Sicsú, Persio Arida e Paulo Nogueira Batista Jr. 

Luiz Gonzaga Belluzzo

Na quarta-feira, 15 de abril, o New York Times apresentou sua perplexidade com as iniciativas do Federal Reserve e do Tesouro americano que ajambraram um pacote trilionário para manter a economia de Tio Sam  à tona…

Pérsio Arida

O crescimento econômico brasileiro pós Dilma tem sido decepcionante. Em boa medida, ainda arcamos com as distorções na alocação de recursos e no orçamento público decorrentes de políticas que…

João Sicsú

Planejamento estatal é necessário agora, mas sempre foi e sempre será imprescindível. O planejamento é um conjunto de elementos estruturais e muitas políticas econômicas e sociais. Sociedades e economias não …

Paulo Nogueira Batista Jr.

Estava eu, posto em relativo sossego, de quarentena, quando de repente Fernando Morais me surpreende com um convite: responder por escrito, em prazo curto, a uma pergunta ao mesmo tempo instigante e …

Kriança Índia - Rafa Campos

Projeto Brasil Nação apoia e se solidariza com a "Carta ao Povo de Deus"

Projeto Brasil Nação apoia “Carta Ao Povo de Deus”

Assinada por mais de 150 de bispos brasileiros o texto aponta os descalabros produzidos pelo governo Bolsonaro, que impõe ao país milhares de mortes na pandemia, ataques à democracia, desagregação social, desastre ambiental, uma “economia que mata”.

Nocaute, melhores momentos.

Playlist Entrevistas #LulaLivre

Playlist Jornal do Fim da Tarde

Playlist Nocaute Entrevistas

Playlist Giramundo

Playlist Caixa-Preta

Playlist Fernando Morais

Agradecemos a todos os nossos colaboradores e colaboradoras

Além dos nomes já citados nesta página, Nocaute não teria sobrevivido sem a generosa cumplicidade, primeiro, das centenas de brasileiros e estrangeiros que contribuíram mensalmente com as nas nossas vaquinhas.

A gratidão se estende à pequena equipe composta pelos jornalistas Lydia Abud Lopes – conosco desde o quilômetro zero –, Alcides Moreno e Alberto Villas, e à Marília Cajaíba, que todo mês nos ajudava a correr atrás do dinheiro.

Nesses quase quatro anos passaram pela redação, ou nos socorreram em momentos difíceis Alex Main, Alex Solnik, André Neves, Armando Sartori, Breno Altman, Brian Miers, Carlos Cecconi, Christophe Ventura, Cláudio Kahns, Danilo Strano, Daniela Cambaúva, Edward Magro, Ernesto Abdalla, Fabio Kerche, Felipe Nepomuceno, Fernanda Nasser, Fernando Sulichin, Gabriel Zellmeister, Gilbert Brownstone, Graciela Ramírez, Grupo Prerrô, Hannah Abdalla, Haste WebDesign, Hermes Ursini, José Eduardo Pachá, Leandro Guedes, Lindbergh Farias, Luciana Bueno Neto, Lula Marques, Maneco Magnésio, Manuela Azenha, Marcílio Godoi, Marco Aurélio “Marcola” Santana Ribeiro, Marina Maluf, Mark Weisbrot, Maximilien Arvelais, Nicole Briones, Paulão Cayres, Raimundo Rodrigues Pereira, Raul Milliet Filho, Ricardo Amaral, Ricardo Schwab Schirmer, Ricardo Stuckert, Rita Morais, Roberto Requião, Sheila Grecco, Thiago Lula e Xixo Ramos.

Foi uma alegria e uma honra compartilhar com vocês essa batalha por um Brasil democrático, pelos direitos dos trabalhadores, pela soberania nacional, pela regulação da mídia eletrônica e por uma sociedade em que a riqueza seja de todos, não de uma minoria.

Viveremos e venceremos.

Alberto Villas

Alexandre Padilha

Aline Piva

Altamiro Borges

Amauri Chamorro

Ana Rocha

Ana Roxo

Ariel Seleme

Ariovaldo Ramos

Bárbara Lobo

Camila Kfouri

Carlos Alberto Dória

Celso Amorim

César Callegari

Chico Malfitani

Clarissa Carvalhaes

Danilo Strano

Emir Sader

Eric Nepomuceno

Eugênio Aragão

Fernando Carvall e Gui Janini

Fernando Haddad

Gabriel Priolli

Haroldo Lima

Inácio Araújo

Irineu Franco Perpetuo

Jean-Paul Prates

João Paulo Rodrigues

João Pedro Stédile

João Sicsú

José Arbex Junior

José Augusto Rodrigues

José Dirceu

Leonardo Boff

Leslie Salgado

Lindbergh Farias

Marco Aurélio Garcia

Matheus Pichonelli

Mauro Nadvorny

Moara Correa Saboia

Natália Bonavides

Paulo Kliass

Paulo Nogueira Batista Jr.

Paulo Pimenta

Paulo Sérgio Pinheiro

Pedro Ibañez

Rafa Campos

Rafael Evangelista

Rogério Pacheco Jordão

Samuel Pinheiro Guimarães

Sérgio Amadeu

Sérgio Mamberti

Stalimir Vieira

Victor David Lopez

Wadih Damous

Para download

Janela Semanal – livro de crônicas inédito e fora de mercado.

Dossiê Do Cerco Da Ditadura Militar Contra A Imprensa Independente – Íntegra do documento concebido na Ditadura Militar para silenciar a imprensa independente sem parecer censura. Cada dia mais atual.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no vk
Compartilhar no email