Reino Unido nega status diplomático a Assange

Fundador do Wikileaks pode ser preso caso saia da embaixada do Equador

O governo do Reino Unido negou o pedido do Equador de conceder status diplomático ao fundador do Wikileaks, Julian Assange, asilado na embaixada do país sul-americano em Londres desde 2012. A informação é do jornal The Guardian.

O episódio acontece em meio a notícias de que Assange teria recentemente se tornado cidadão equatoriano. Caso concedido o status de diplomata, o australiano poderia ter direito à imunidade legal e conseguir sair da embaixada sem ser preso por ter violado condições prévias de fiança.

Um porta-voz do governo britânico, segundo o The Guardian, declarou que o Reino Unido não acatou o pedido e nem está tratando desse assunto com o Equador: “Equador sabe que o jeito de resolver essa questão é Julian Assange sair da embaixada para encarar a justiça”.

Leia também:

Julian Assange em entrevista ao Nocaute

Nesta quarta-feira, a ministra das Relações Exteriores do Equador declarou que “não é sustentável” manter Assange no asilo político, e pediu cooperação internacional para “encontrar uma saída para o caso”.

De acordo com o La Vanguardia, o Governo do Equador concedeu a nacionalidade a Assange em 21 de dezembro de 2017. Ele já possuiria sua própria cédula de identidade equatoriana e apareceria no banco de dados de cidadãos do Equador com o número de identificação 1729926483 – código correspondente à província de Pichincha. Nos dados do registro, constaria que o Julian Assange reside em Quito.

Por sua vez, o Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Mobilidade Humana do Equador emitiu uma declaração oficial em que não confirma nem nega a concessão da nacionalidade equatoriana ao australiano. Na nota, o Governo reitera que continuará “buscando soluções, em estrita adesão às normas e procedimentos do direito internacional, em coordenação com o Reino Unido, país com o qual as melhores relações de amizade e cooperação são mantidas”.

Assange apareceu nesta quarta-feira em sua conta no Twitter com uma foto vestindo a camisa do time de futebol equatoriano.

Nenhum Comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do NOCAUTE. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Deixe uma resposta

Recomendadas