Presidente da Catalunha se entrega e está preso desde as 9 da manhã deste domingo

Acusado por insubordinação, rebelião e mau uso de recursos públicos, líder catalão, Carles Puigdemont, está em poder da justiça Belga junto com quatro ministros de seu governo.

O ex-presidente da Catalunha se apresentou neste domingo (5) à polícia belga numa delegação do Ministério Público de Bruxelas. Puigdemont estava acompanhado por quatro dos seus ex-conselheiros do governo, Antoni Comín, Clara Ponsatí, Lluís Puig e Meritxell Serret. Os cinco se apresentaram às autoridade acompanhados por seus advogados.

 

Segundo o porta-voz do Ministério Público de Bruxelas, Guilles de Dejemeppe, o juíz responsável pelo caso tem até 24 horas para decidir se aceita, ou não, a ordem de prisão emitida pela Justiça espanhola, se mantém os cinco presos ou se eles poderão responder ao processo em liberdade.

 

Puigdemont passou a ser procurado pela polícia da Espanha após decisão da juíza Carmen Lamela que emitiu ordem de detenção e entrega para ele e os outros quatro membros do governo regional na última sexta-feira (3).

 

De acordo com a Deutsche Welle, Puigdemont anunciará na próxima sexta-feira (10), na televisão pública belga RTBF, estar disposto a se candidatar na eleição convocada pelo presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy, que destituiu o Executivo catalão e colocou a região sob tutela de Madri algumas horas após a proclamação da “República da Catalunha”, em 27 de outubro.

Um comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do NOCAUTE. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

C.Poivre

05/11/2017 - 23h52

Puigdemont e seus companheiros já foram liberados:

https://mundo.sputniknews.com/espana/201711061073753766-cataluna-espana-presidente/

Responder

Deixe uma resposta

Recomendadas