Parlamento catalão adia posse de Puigdemont

O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, reiterou hoje que Puigdemont não pode assumir o cargo e pediu aos independentistas que cumpram a lei.

GRA125. BARCELONA, 02/09/2017. – El presidente de la Generalitat, Carles Puigdemont, durante la rueda de prensa, en la que ha pedido establecer una “mediación internacional” para abordar el conflicto catalán y ha exigido la “retirada de todos los efectivos policiales” destinados estos días a Cataluña por el Estado para impedir la celebración del 1-O, suspendido por el TC. EFE/Alberto Estévez

Estava marcada para a tarde desta terça-feira (30) a sessão no Parlamento catalão que daria posse a Carles Puigdemont como novo presidente da comunidade autônoma. No entanto, o presidente do Parlamento, Roger Torrent, adiou a sessão indefinidamente, até que o Tribunal Constitucional responda ao recurso que questiona o impedimento de Puigdemont.

Carles Puigdemont foi escolhido pela maioria dos parlamentares catalães como o candidato para reassumir o governo da região. O problema é que ele está autoexilado na Bélgica desde outubro do ano passado, quando o governo central espanhol o destituiu e suspendeu temporariamente a autonomia da região. Na Espanha, há uma ordem de prisão contra ele por sua atuação na declaração unilateral de independência.

Puigdemont e seus aliados haviam sugerido uma posse a distância, feita pela internet ou com a representação de algum deputado, mas o Tribunal Constitucional descartou essa opção e disse que Puigdemont teria de comparecer pessoalmente à sessão de investidura. Os conselheiros jurídicos do Parlamento também afirmaram que ser eleito remotamente violaria a lei.

O presidente do Parlamento, que é do partido independentista Esquerda Republicana da Catalunha (ERC), afirmou que não indicará um outro nome para assumir o cargo e que garantirá a imunidade de Puigdemont.

O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, reiterou hoje que Puigdemont não pode assumir o cargo e pediu aos independentistas que cumpram a lei.

Nenhum Comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do NOCAUTE. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Deixe uma resposta

Recomendadas