Julian Assange já é equatoriano

Hacker australiano aparece na base de dados de Registro Civil do Equador.

O fundador do site Wikileaks, que publica em sua página documentos e informações sobre assuntos sensíveis, Julian Assange, recluso na embaixada do Equador em Londres desde 2012, obteve a cidadania equatoriana e uma cédula de identidade do país andino, em dezembro do ano passado.

A notícia foi divulgada um dia depois que o ministro das Relações Exteriores do Equador declarar que “não é sustentável” manter Assange no asilo político, e pedir cooperação internacional para “encontrar uma saída para o caso”.

De acordo com registros, o Governo do Equador concedeu sua nacionalidade em 21 de dezembro de 2017. Assange já possui sua própria cédula de identidade equatoriana e aparece no banco de dados de cidadãos do Equador com o número de identificação 1729926483 – código correspondente à província de Pichincha, em Quito.

O Ministério do Exterior equatoriano anunciou que as autoridades decidiram permitir a naturalização de Assange enquanto buscam formas de resolver sua situação. Mais cedo, o Reino Unido havia rejeitado o pedido do Equador para conceder status diplomático ao ativista.

De acordo com a chanceler equatoriana, Maria Fernanda Espinosa, nenhuma opção de saída do asilado da embaixada poderia se concretizar sem as seguranças necessárias e sem o acordo prévio com os países interessados. E acrescentou que, por esta razão, Quito solicitou a Londres que fosse reconhecido a Assange o status diplomático, o que foi negado.

Assange celebrou em sua conta no Twitter, com uma foto vestindo a camisa do time de futebol equatoriano.

Nenhum Comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do NOCAUTE. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Deixe uma resposta

Recomendadas