Trump é um idiota, mas caminha para o centro e ameaça a candidatura de Hillary.

Fábio Kerche, de Washington.

Fábio Kerche, de Washington: Trump é um idiota, mas caminha para o centro e ameaça a candidatura de Hillary.

Um comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do NOCAUTE. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Marcelo Pedro de Arruda

01/10/2016 - 15h19

“On bullshit”, é o título de um livro do americano Harry Gordon Frankfurt, professor emérito de filosofia da Universidade de Princeton. O livro é o aprofundamento de ensaio homônimo publicado na revista “Raritan Quarterly Review”, no qual analisa o fenômeno, no plano comunicacional, do “bullshit” [ao pé da letra, “merda de boi”, mas em trad. livre, na linguagem coloquial: “lorota”, ou “bobagem” ou “bravata”, “cascata” etc]; a obra é de 2005. Durante 27 semanas “On bullshit” esteve na lista de best-sellers do New York Times.
Segundo Frankfurt um cidadão que “conta bullshit, lorota, tem uma característica básica: não dar a mínima para a verdade. […] lança afirmativas, quer verdadeiras, quer falsas, simplesmente para manipular as opiniões e a mentalidade do público”. Para Henry Frankfurt uma pessoa “apanhado numa mentira ou bullshit, não se envergonha nem um pouco: ele simplesmente a repete mais uma vez”.
Daí, um dado assustador: a terrível constatação “em relação à capacidade de julgamento” principalmente no nível político dos cidadãos que aceitam as “cascatas” de homens públicos, o que indica que a comunidade política tem pouco apreço pela verdade. Uma comunidade política indiferente à verdade, evidentemente, está doente.
Essa enfermidade o historiador e sociólogo Richard Sennett denominou de “corrosão de caráter”. É isso que sociedades patológicas e patogénicas produzem em termos de valores éticos, morais, políticos e sociais.

Responder

Deixe uma resposta

Recomendadas