Marcha do MTST chega ao Palácio dos Bandeirantes em SP

Pelo menos 25 mil pessoas percorreram 23 quilômetros a pé para pedir que o governo do estado desaproprie o terreno para que possa ser transformado em moradia popular.

Militantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) chegaram por volta das 16h15 da tarde desta terça-feira (31) à sede do governo estadual de São Paulo, o Palácio dos Bandeirantes, na zona sul.

Eles percorreram 23 quilômetros de distância, em uma caminhada que durou dez horas. Segundo o dirigente Guilherme Boulos, participaram 25 mil pessoas.

“Hoje o MTST escreveu história, hoje a Frente Sem Medo escreveu história”, disse Boulos, quando a marcha chegou ao Palácio. “Temos que dar um grito para fazer este palácio tremer.  Eu vou puxar o grito: Pisa ligeiro, pisa ligeiro, quem não pode com a formiga não atiça o formigueiro”.

Boulos afirmou que “ninguém vai perder viagem” e começou uma negociação com a Polícia Militar para que uma comissão de diálogo com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) pudesse entrar na sede.

Por volta das 17h, o MTST foi informado de que um representante da Casa Civil conversaria com a comissão

Acompanhe:

O movimento contou com apoio não só dos sem teto, mas também de sindicatos e de outros movimentos sociais que se juntaram no meio do caminho.

Na noite de segunda-feira (30), o prefeito de SBC, Orlando Morando (PSDB), ordenou que a Guarda Civil Metropolitana impedissem a realização do show de Caetano Veloso no terreno. O cantor criticou a decisão e afirmou que foi a primeira vez que foi impedido de cantar desde o fim da ditadura (1964-1988).

Leia mais: Tempos sombrios: prefeito tucano impede show de Caetano em ocupação do MTST em São Bernardo

Com 70 mil metros quadrados, o terreno está ocupado desde o dia 2 de setembro por cerca de 7 mil pessoas. Pertence à construtora MZM, e o MTST e a Frente Povo Sem Medo enfrentam uma integração de posse, suspensa até a realização de uma audiência de conciliação.

O Movimento pede que o governo do estado desaproprie o terreno para que possa ser transformado em moradia popular.

Veja também: A ocupação do MTST vista de dentro

A ocupação tem recebido apoio de alguns políticos do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) e do PT (Partido dos trabalhadores), além de artistas. Na semana passada, o ex-presidente Lula visitou o local. 

 

 

2 Comentários

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do NOCAUTE. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

andrade

31/10/2017 - 21h53

POVO SEM MEDO!!!
Essa é a recomendação mais necessária neste momento, até porque o nosso medo é o principal alimento dos canalhas golpistas.
Povo consciente e organizado enchendo as praças, como muitos já estão dando exemplo ao recepcionar Lula.

Responder

Edilberto Pires

31/10/2017 - 13h54

BEM QUE CAETANO VELOSO E OUTROS TANTOS ATOR – ATRIZ E ARTISTAS CANTORES EM GERAL UM SHOW INTERNACIONAL “NUM ROCK IN POLÍTICA BRASIL”, E ARRECADASSEM GRANA PARA DISTRIBUIR EM TODOS OS MOVIMENTOS SOCIAIS SEM TETO ETC. TÁ NA HORA DA ARTE ESTAR A FAVOR DA PÁTRIA NAÇÃO QUE QUEREMOS DE UM POVO QUE MERECEDORES DE RETRIBUIÇÃO. SOLIDARIEDADE JÁ, NÃO AOS MAU EXEMPLOS DE CANTOR QUE FEZ FESTA PARA MORO E OUTROS CAMPANHA PARA O MINEIRINHO. A ARTE TEM QUE ESTAR E SERVIR AO POVO E A LIBERDADE POLITICAMENTE CORRETO. URGENTE” OXENTE” “TCHÊ”, UAI GENTES.
A TOGA AGORA PARECE TER OUTRA SIMBOLOGIA POR ALGUMAS DESAJUIZADAS E DESQUALIFICADOS jUÍZ DESEQUILIBRADOS DA ÉTICA E DA MORAL, O QUE DEVERIA SER PARAMENTO HONROSO VIROU TOUCA, PARECE QUE DÁ ATÉ MÚSICA (JÁ QUE TÁ NA MODA DANÇAR “HÁ QUEM DERA SE EU DORMIR DE TOUCA”, NÃO VEM AO CASO. MUDANDO DE ASSUNTO:
Hoje dia 31 de outubro, acabei de desligar a TVCÂMARA, HOMENAGEANDO Martinho Lutero, INACREDITÁVEL: descaradamente quem tava ali pronunciando hipocritamente: “HONI. LOREZONA” O PASTOR – parece COMO QUE deputado, só parece, é todo hipócrita falando de perdão de amor ao próximo dentre outras bestialidades, falsidades parecendo falar de verdade, alias, a verdade deles resume numa cifra $1000000000$; É A SENHA DELES, só que certamente ele e mais outros tantos da dita BANCADA EVANGÉLICA, SALVARAM O CRIME, O CRIMINOSO E FICARAM A FAVOR DA CORRUPÇÃO (ONDE TÁ NA BÍBLIA?), EXTRAORDINARIAMENTE, CANALHAS – E MAIS CANALHAS É O QUE ESCUTAMOS. ISSO DAÍ NUNCA VAI SER ATITUDE CRISTÃO, TÁ MAIS PARA DEFORMAÇÃO MORAL. LOGO LUTERO QUE NÃO TEM NADA HAVER DAQUILO ALI, SÃO OS CAIADOS POR FORA MAIS CHEIO DE PODRIDÃO QUANDO JESUS REFERIA A SEPULTURA, AQUI NO CASO A CÂMARA E TEMER E DE RESTO AÉCIO PSDB. SALVOU QUEM? NO SEU PRONUNCIAMENTO: DO PT BENEDITA, QUEM REALMENTE COERENTE, quem falou fielmente a proposta do homenageado? REPITO BENEDITA DO PT A CARINHOSAMENTE CARIOCA “BENE” SALVOU A COMEMORAÇÃO. MERECIA A REPRODUÇÃO AQUI.
Responder

Responder

Deixe uma resposta

Recomendadas