Gafe x erro – de que lado está a grande mídia?

A escolha das palavras diz muito sobre a manipulação da mídia brasileira

 

 

A escolha das palavras diz muito sobre a manipulação da mídia brasileira. Hoje vamos falar sobre dois pequenos substantivos, mas que mostram muito sobre essa manipulação.

Meu nome é Danilo Strano e esse é o Olhar Strano.

Gafe: palavra impensada, indiscreta, falada involuntariamente por seu interlocutor.

Erro: em desacordo com a realidade, aquele que julga erroneamente.

Na tentativa de manipular a população, a mídia escolhe muito bem os seus substantivos. Quando ela quer tirar a importância de algum ato do governante, ela diz que ele cometeu alguma gafe. Mas quando ela quer atacar, desmerecer ou diminuir o governante, ela diz que ele erra.

Vejamos alguns exemplos nesta semana. Temer, que é tão defendido pela grande imprensa, diz que o médico indígena foi “até muito aplaudido”. Ao invés de chamar isso de ato preconceituoso, a grande mídia prefere chamar de gafe.

Leia mais:

Uma história de superação

A sociedade e o Estado mataram o reitor Cancellier

Outra gafe, segundo a grande mídia, foi quando ele falou, na frente do presidente do Paraguai, que o país se chamava Portugal. Vai ver ele estava com saudades dos colonizadores.

Defendendo sua reforma trabalhista que tanto tira emprego, Temer cometeu outra gafe, segundo a grande mídia. Foi dizer que a reforma ajudaria na volta do desemprego.

E o que dizer sobre a fala tão preconceituosa de Temer no Dia das Mulheres? Uma fala que mostrou total misoginia e machismo a uma plateia cheia de mulheres.

Agora vejamos como a mídia trata atos de Lula e Dilma que estão longe de ser preconceitos – esses sim, verdadeiros enganos. Dilma se enganou quando foi recitar uma frase de Chico Buarque. Mas como a grande mídia quer tratar disso? Chamando de“erro”, mostrando todo o seu preconceito pela presidenta.

A mídia atacou tanto Dilma quando esteve no governo, que Noblat, representante da grande mídia, mostrou todo seu machismo dizendo que Dilma só dizia bobagens e inverdades.

Como todos sabem, a grande mídia não quer que Lula volte à presidência. Então ela agora volta todos seus ataques contra ele, novamente aproveitando de algumas falas para dizer que ele está errando.

Durante a sua passagem pela caravana do Nordeste, Lula discursava de 9 a 10 horas por dia. Mesmo assim, a grande mídia preferia pregar pequenos equívocos para destacar no noticiário.

Em resumo: o que a grande mídia tenta fazer com isso? Amenizar preconceitos e machismo de governantes como Temer e destacar alguns pequenos equívocos de Dilma e Lula e de outros governantes que não representam os interesses da grande mídia.

Nenhum Comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do NOCAUTE. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

Deixe uma resposta

Recomendadas