Lindbergh Farias: “o governo brasileiro quer acabar com o Mercosul”.

De Montevidéu, exclusivo para o Nocaute, o senador afirma: "estão querendo acabar com o Mercosul, e o governo brasileiro está jogando um papel decisivo nisso".

 

Fernando Morais, eu estou aqui em Montevidéu. Aqui é a sede do Mercosul, estou participando de uma reunião do Parlasul. Mas a sensação aqui é de fim de festa. Estão querendo acabar com o Mercosul e o governo brasileiro está jogando um papel decisivo nisso. Esse chanceler, o José Serra, já defendia há muito tempo e agora como ministro está atuando fortemente no sentido de acabar a União Aduaneira. Aqui nós temos uma tarifa externa comum, uma política comercial comum.

Quando você acaba com a União Aduaneira, você permite, por exemplo, que os Estados Unidos façam um acordo de livre comércio com o Paraguai. Aqui virou uma área de livre comércio. É como se virasse um Alca Sul. Porque as empresas norte americanas teriam as mesma tarifas que as empresas brasileiras, argentinas, uruguaias, paraguaias e venezuelanas. Isso é a destruição do Mercosul.

Na verdade o ataque é muito maior. Eles não aceitam a política externa ativa e altiva que nós tivemos no último período. Uma política Sul-Sul. Eles não aceitam o que nós construímos na América Latina pela primeira vez, o Celac. Os países da América Latina discutindo a sua integração sem obedecer aos ditames dos Estados Unidos. Eles querem novamente transformar a nossa região numa região completamente subordinada aos interesses norte-americanos.

E tem mais. Querem fazer uma agressão: a exclusão da Venezuela do Mercosul. Atendendo novamente às exigências dos Estados Unidos. Por motivações ideológicas. Porque num bloco como este o que você tem que respeitar são posições distintas. O Macri tá lá, é um governo de direita, mas nós temos que respeitar, nós não vamos propor a saída da Argentina porque o Macri assumiu o governo na Argentina.

Tem mais: essa postura do Serra e do Temer é uma postura antinacional. Eles não olham nem os interesses brasileiros! Você sabe que nos últimos dez anos nós exportamos 30 bilhões para a Venezuela de produtos manufaturados? Tivemos um superávit comercial de 36 bilhões.

Olha, são muitos ataques. Ataques a direitos dos trabalhadores, entregaram o pré-sal nessa semana, mas o que estão fazendo com a nossa política externa é um crime. Por isso que nós temos que resistir a esse governo golpista, fazer manifestações pedindo Fora Temer. Porque se deixarem, eles querem transformar nossa América Latina novamente numa colônia dos Estados Unidos.

 

Um comentário

Os comentários aqui postados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do NOCAUTE. Todos as mensagens são moderadas. Não serão aceitos comentários com ofensas, com links externos ao site, e em letras maiúsculas. Em casos de ofensas pessoais, preconceituosas, ou que incitem o ódio e a violência, denuncie. Leia o nosso termo de uso.

jimanouk

06/10/2016 - 19h50

Ele quer é acabar com o Brasil. Transformar aqui num quintal estadunidense, com cassinos, prostitutas peitudas e homens de camisa colorida.

Responder

Deixe uma resposta

Recomendadas